sábado, 6 de setembro de 2014

Problemas Respiratórios no Inverno










Todos sabemos que atualmente estamos enfrentando um grande problema com a falta de chuva, e com isso a umidade relativa do ar fica muito abaixo do ideal, o que acaba ocasionando o surgimento de vários problemas respiratórios. Tenho recebido alguns clientes/pacientes na farmácia reclamando desses problemas, em busca de alguma solução.

Durante esse período é comum a circulação de alguns vírus que causam problemas respiratórios, tais como: coriza, congestão nasal, tosse, em alguns casos febre e ate pneumonia.

Para evitar problemas respiratórios nesse tempo seco é indispensável a hidratação, bebendo bastante água, refrescos, frutas suculentas, água de coco, evitando sempre os alimentos gordurosos, como as frituras.

Existem algumas "receitinhas caseiras" para amenizar os sintomas, e melhorar a qualidade do ar que chega nos nossos pulmões. Como por exemplo; colocar uma bacia cheia d'água no ambiente de trabalho, na sala de casa, no quarto no momento de dormir (mas se lembrando de trocar a água todos os dias e lavar bem a bacia, não queremos um foco de dengue em casa né?!), o mesmo vale para os umidificadores de ar elétrico; Evitar o uso do ar condicionado (pois esse resseca ainda mais o ar, retirando toda a umidade);

Em caso de irritação das mucosas dos olhos e nariz,prefira lavar sempre que necessário com solução fisiológica (cloreto de sódio 0,9%), que também pode ser usado na inalação;

Evitar sair entre as 10 horas da manha ate as 17 horas da tarde;

Ao tossir ou espirrar, usar sempre um lenço de papel descatável e higienizar as mãos com alcool 70%;

Evitar locais com um aglomerado de pessoas; 

Manter o ambiente de trabalho, e em casa, sempre limpo, livre de poeira e ácaros (responsáveis por grande parte das alergias respiratorias) e bem arejados, para que o ar possa circular. 

Se nada disso resolver, ou amenizar, é importante procurar por atendimento médico. Nada de se automedicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário