terça-feira, 2 de julho de 2013

Remédios: devemos tomá-los com estômago cheio ou vazio?


Quando você vai tomar um remédio, deve tomá-lo com o estômago cheio, certo??? ERRADO!!!!!! Sua mãe já deve ter falado para você comer alguma coisa antes de tomar seu remédio, ou tomá-lo com leite. Todas as mães falam isso! Mas, na verdade, muitos medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, mesmo. Isto porque eles necessitam do ambiente mais ácido do estômago para poderem ser absorvidos. Já alguns outros são melhor absorvidos na presença de alimentos, ou agridem menos o estômago neste caso. E outros, possivelmente a maioria, não sofrem interferência na presença ou ausência de alimentos.

Existem também medicamentos que possuem interação com determinados tipos de alimentos. Por exemplo, a tetraciclina não deve ser tomada com leite ou outros alimentos ricos em cálcio, pois ela se liga ao cálcio, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento.

- Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com o estômago vazio:

Norfloxacino
Captopril
Omeprazol
Cefalexina
Cefadroxila
Azitromicina
Doxiciclina
Loratadina
Sulfato ferroso
Rifampicina
Ciprofloxacino (pode ser tomado com refeições leves, desde que não contenham leite e derivados)
Obs.: Estômago vazio é considerado quando se está em jejum, ou 1 hora antes ou 2 depois das refeições.

- Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com alimentos (estômago cheio):

Cetoconazol
Itraconazol
Hidralazina
Pentoxifilina
Predinisona
Valproato de sódio
Carbamazepina


- Exemplos de medicamentos que podem ser tomados com o estômago cheio ou vazio:

Alopurinol
Amoxicilina
Amiodarona
Diclofenaco


O correto, SEMPRE, é ler a bula do medicamento e verificar como ele deve ser tomado. Ou perguntar para o farmacêutico. Porém, se você jogou fora a bula, e está longe de algum farmacêutico, opte por tomar o remédio sem alimentos, somente com água. Assim, você até poderá ter alguma dor no estômago, mas provavelmente não vai atrapalhar a ação do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário