Hoje venho falar dos filtros solares e sua importância.
Muitas pessoas tem muitas dúvidas quanto ao seu uso.
O seu uso deve ser feito todos os dias, a partir do momento em que se levanta da cama, mesmo que o tempo esteja nublado, sem sol, e mesmo se você não saia de casa, ou trabalhe em escritórios com luz branca, que também emite radiação ultravioleta.
E não importa a cor da pele, se você é branco ou negro, tem que usar sim o filtro/protetor solar.
A aplicação deve ser bem generosa, nada de querer economizar filtro/protetor solar e passar só um pouquinho! Repetir a aplicação sempre a cada 2 horas. O filtro solar deve conter proteção contra raios UVA e UVB. Estes raios, são os principais responsáveis pelos efeitos benéficos e maléficos do sol sobre o nosso corpo, sendo emitidas o tempo todo, entretanto os raios UVB são emitidos em maior incidência entre as 10 horas da manha e 3 horas da tarde.
O grande responsável pelo aparecimento de câncer de pele, queimaduras (pele muito vermelha), envelhecimento precoce e manchas na pele são os raios UVB.
Para algumas pessoas que devem estar se perguntando: mas afinal, qual filtro solar devo usar? Qual FPS é mais indicado?
Pois bem, o FPS ( Fator de Proteção Solar) mais indicado é o 30, tanto para peles negras, como para peles claras. Enquanto um filtro solar FPS 30 bloqueia cerca de 96% do raios ultravioletas, se bem aplicado, um de FPS 50 bloqueia cerca de 98%, ou seja, uma diferença insignificante de apenas 2% a mais de proteção,
Alguns exemplos de pessoas que não usaram o filtro solar:
Esta pessoa ficou no sol por um periodo longo, e acabou se queimando, devido a falta de protetor solar.
Este senhor, por 28 anos, trabalhou como caminhoneiro expondo principalmente o lado esquerdo de seu rosto ao sol, e isso explica o envelhecimento precoce de um dos lados de seu rosto.
Realmente o uso do protetor solar é muito importante. A grande questão é: lembrar de utiliza-lo sempre.
ResponderExcluir